Domínios de Deformação

Conforme apresentado no item ELU, o estado limite último convencional ocorre quando o diagrama de deformação passa por um dos dois pontos, A ou B, 

na fig. d.1

                         

                                                                    Figura d.1  

                                                          

d = altura útil da seção = distância do CG da armadura à borda comprimida

x = altura da zona comprimida (medida a partir da borda comprimida)

Diz-se que o diagrama de deformação do tipo 2 está no domínio de deformação 2 (D2); passa pelo ponto B (ELUlt. por alongamento plástico excessivo da armadura) e o encurtamento do concreto na borda comprimida está compreendido entre 0 e 0,0035. O concreto é pouco solicitado e a armadura está em escoamento. A ruptura é do tipo dútil (com “aviso”). A altura da zona comprimida obedece à condição: 

              x £ x23 = 0,0035 d / (0,0035 + 0,010) = 0,259 d

que pode ser obtida por semelhança de triângulos.

Diz-se que o diagrama do tipo 3 está no domínio 3 (D3); passa pelo ponto A (ELUlt. por esmagamento do concreto) e o alongamento da armadura está compreendido entre eyd e 0,010. O concreto está adequadamente solicitado e a armadura está em escoamento. A ruptura é do tipo dútil (com “aviso”). A altura da zona comprimida obedece à condição: 

              x23 £ x £ x34 = 0,0035 d / (0,0035 + eyd)

Diz-se que o diagrama de deformação 4 está no domínio 4 (D4); passa pelo ponto A (ELUlt. por esmagamento do concreto) e o alongamento da armadura está compreendido entre 0 e eyd. O concreto está muito solicitado e a armadura é pouco solicitada. A ruptura é do tipo frágil (praticamente, sem “aviso”). A altura da zona comprimida obedece à condição: 

              x34 £ x £ d.

A seção que atinge o ELUlt. nos domínios D2 e D3 é dita subarmada ou normalmente armada.

Quando o ELUlt. é atingido no D4, a seção é dita superarmada. Trata-se de situação antieconômica, pois a armadura não é explorada na sua plenitude. Procura-se evitar o dimensionamento neste domínio.  

A animação "Domínios de Deformação", desenvolvida utilizando O software Macromedia Flash, proporciona uma excelente visualização dos domínios apresentados, e pode ser visualizada clicando-se no link correspondente, presente 

no menu de salto.