William Manabu Fujinohara

Projeto de Iniciação Científica

 

Desenvolvimento de Ferramentas Multimídia para o Ensino de Estruturas de Concreto: Solicitações Tangenciais

 

Orientador: Prof. Dr. Túlio Nogueira Bittencourt
Bolsa: FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Resumo:

Utilização de ferramentas multimídia para complementar o ensino em estruturas de concreto é o objetivo principal do projeto. Dentro deste âmbito, a proposta do projeto é produzir um material multimídia bastante interativo de modo que possa atrair ao máximo a atenção do usuário e assim aumentando a absorção das informações. As informações serão expostas de maneira bem simples, diminuindo as quantidades de textos e explicitando as informações em forma de figuras e animações.

O tema abordado para desenvolvimento do conteúdo é análise de estruturas de concreto armado submetidas a esforços de cisalhamento, de conhecimento do aluno através da disciplina “Estruturas de Concreto I ” ministrada pela Escola Politécnica.

O material multimídia que está sendo produzido são animações desenvolvidas através do programa Macromedia Flash e um programa do tipo Applet que pode ser executado através de um browser de internet.

Este tipo de material já tem sido produzido pelo Departamento de Estruturas e Fundações – PEF – através de projetos de iniciação científica já concluídos e também através do projeto integrado de pesquisa intitulado “INVESTIGAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE ENGENHARIA DE ESTRUTURAS UTILIZANDO RECURSOS DE MULTIMÍDIA INTERATIVA”, financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP .

Todo o conteúdo produzido será disponibilizado principalmente, através da internet, sendo disponível para os alunos de graduação e demais interessados. Para melhor divulgação, o conteúdo será adicionado à home-page do projeto integrado de pesquisa, e a home-page pessoal do aluno.

 


Objetivos:

 


Volta à página principal

   Última atualização em 11/11/2003.