Formação profissional

 

Doutorado

 

Mestrado

 

Publicações

 

Áreas de interesse

 

Poesias

 

Links

 

Voltar a página principal

 

 

Sobre o Projeto e a Construção de Estruturas Tensegrity

 

XXXI Jornadas Sud-Americanas de Ingeniería Estructural

Mendoza – Argentina, 17-21 de maio de 2004.

 

Resumo

 

Tensegrity é, segundo Richard Buckminster Füller, o princípio estrutural pelo qual a forma da estrutura é garantida pela interação entre uma rede contínua de cabos tracionados e um conjunto de elementos comprimidos, isolados entre si. As estruturas tensegrity fazem parte de um grupo de estruturas que somente são possíveis de existir a partir da aplicação de um campo equilibrado de tensões iniciais - as  assim chamadas  tensoestruturas, ou estruturas retesadas. Para estas estruturas a definição da forma inicial é uma das incógnitas do projeto estrutural.

O processo da busca de uma forma inicial equilibrada é parte de relevada importância na concepção e no dimensionamento destas estruturas. O conhecimento deste aspecto, que diferencia significativamente as estruturas retesadas das estruturas convencionais, não pode ser negligenciado no momento de construir. É por este motivo que as técnicas de construir assumem papel tão importante neste sistema estrutural.

Este trabalho inicia relatando, de forma sucinta, a origem das estruturas tensegrity e discutindo sua definição. Na seqüência apresenta-se uma breve descrição de obras já construídas segundo este princípio, descrevendo-se os processos de montagem utilizados, discutindo-se, posteriormente a importância do processo de busca da forma.

Propõe-se um processo para a busca da forma e uma metodologia para a simulação da montagem de estruturas tensegrity, por meio de um elemento finito especial, cuja formulação é apresentada. Finalmente, apresentam-se as formas equilibradas e o processo de montagem de alguns módulos tensegrity básicos, definidos por meio da metodologia proposta.

 

Voltar