Este projeto de pesquisa tem por finalidade a investigação experimental do fraturamento do concreto. A investigação será conduzida de forma a estabelecer procedimentos experimentais práticos, econômicos e reprodutíveis que possam ser utilizados para determinação de parâmetros de fraturamento de concretos. Serão estudados neste projeto os procedimentos envolvendo corpos de prova cilíndricos [Short-rod - RDB(T) Chevron Round Double Beam (Tension)].

Para testar a reprodutibilidade dos ensaios e evitar tendências particulares do aparato experimental utilizado, foi concebido um plano de cooperação internacional com alguns dos mais importantes centros de pesquisa na área de fraturamento do concreto: a Cornell University (Prof. A.R. Ingraffea e Eng. J. Hanson), a University of Missouri (Prof. Gopalaratnam)e o Texas Transportation Institute (Dr. Tianxi Tang), nos Estados Unidos da América, a University of Wales (Prof. B. Barr e Eng. S. Hollingworth) no Reino Unido e a UNICAMP (Prof. J.L.A.O. Sousa) no Brasil. Este plano de cooperação pretende avaliar a reprodutibilidade dos ensaios de fraturamento do concreto realizados nos diversos centros de pesquisa, assim como auxiliar na sistematização dos métodos experimentais para o concreto, no âmbito do Laboratório de Estruturas e Materiais Estruturais da EPUSP. Está previsto, portanto, o intercâmbio de corpos de prova produzidos nos diversos centros para posterior teste em um dos demais laboratórios envolvidos. Existe ainda uma forte cooperação com os Professores H.N. Linsbauer e E. Tschegg e da Technische Universität Wien na Áustria no desenvolvimento dos sistemas de carregamento dos ensaios.

No que se refere ao Laboratório de Estruturas e Materiais Estruturais, este projeto visa ao estabelecimento de uma infraestrutura capaz de dar suporte aos trabalhos de pesquisa dos engenheiros Luiz Eduardo Teixeira Ferreira e José Umberto Arnaud Borges. Esses projetos de pesquisa, encaminhados à FAPESP para julgamento, intitulam-se "Sobre a resistência ao fraturamento de concretos reforçados com fibras metálicas" e "Análise do comportamento de estruturas de concreto de alto desempenho baseado nos conceitos da mecânica do fraturamento", respectivamente. Esses alunos terão participação efetiva no plano de cooperação internacional como uma primeira fase de aprendizado das técnicas de ensaio. Essas técnicas serão posteriormente adaptadas para tratar de outros tipos de concreto estudados por eles: o concreto reforçado com fibras e o concreto de alto desempenho.

Esta pesquisa está integrada às investigações numéricas e experimentais que estão sendo realizadas pelo grupo de pesquisa sobre o fraturamento de materiais estruturais, sob a coordenação do Prof. Túlio Nogueira Bittencourt, envolvendo os seguintes alunos de pós-graduação: Marcelo F. Stievano, Estela Mari Ricetti Bueno, Célio Oda Moretti, Wang Taikang, Luiz Eduardo Teixeira Ferreira e José Umberto Arnaud Borges.