Ponte Zuoz

 

Brown, D. J., Bridges, Mitchell Beazley, London, 1996,p. 119

     

A ponte de Zuoz foi uma das primeiras projetadas por Robert Maillart. Uma característica particular dessa ponte é a presença de " caixas de cavidade" (como se observa na figura ao lado), que consistem na curvatura mais baixa do arco, uma parede longitudinal vertical, e uma plataforma horizontal, feitas para agir como uma carga unitária tivesse sendo carregada aos limites. Essa é a primeira ponte de concreto a possuir tal tipo de " caixa de cavidade". 

 

Bilington D.P., Robert Maillart´s Bridges- The art of engineering, Pinceton University, UK, 1979, p.23

 

                  

     

Billington D.P, Robert Mailart, ande the art of reinforeced concrete, New York 1990, p.05

 

      Uma característica importante decorrente dessa " caixa de caividade" é que a laje do arco, a plataforma e as paredes agem de forma conjunta. A plataforma, por exemplo,  trabalha em duas direções, transversalmente, transportando peso de uma carga até as paredes; e longitudinalmente, carregando as mesmas cargas até as extremdidade. Dessa forma, o arco pode ser mais fino, já que compartilha o carregamento do peso próprio e de uma carga aplicada.

 

Ficha Técnica

Nome Innbrücke in Zuoz
Sistema Estrutural Arco tri-articulado
Função estrada
Localização Sobre o Rio Inn, Zuoz, Suiça
Época da construção 1901
Projeto Robert Maillart
Execução Robert Maillart
Dimensões Vão central:   38 m
Material Concreto armado