Torre Sears

http://www.trizec.com/auxiliary_images/index.cfm?fuseAction=list&AITID=2&PID=52

     Com a construção do Sears Tower e do John Hancock Center, Chicago, que já havia sido o berço do arranha-céu moderno em 1885 com a construção do edifício Home Insurance, mais uma vez testemunha um novo marco na história dos arranha-céus: o surgimento da estrutura de tubo. O John Hancock foi o primeiro edifício alto do mundo a ter como estrutura um tubo metálico. 

     Já o Sears Tower, terminado em 1974,  foi o edifício mais alto do mundo durante 22 anos, superando as torres gêmeas do World Trade Center e perdendo o posto para o Petronas Tower. Atualmente, o prédio é o segundo mais alto do mundo, o mais alto do hemisfério ocidental,  possui o telhado mais alto do mundo, além do andar ocupado mais alto, bem como os maiores escritórios do mundo, com uma área de 0,34 km2 para escritórios.

         

                              www.greatbuildings.com

                               

Dupré, J., Skyscrapers - A history of the world’s most famous and important skyscrapers, Black Dog & Leventhal Publisher, Inc., 1996, p.69

 

     Fazlur Kahn, engenheiro estrutural do Sears Tower, acreditava que a beleza de um prédio está diretamente ligada à sua lógica estrutural. Sua inovação permitiu a contrução de edifícios mais altos, apesar de maiores gastos com mão de obra e material. Entretanto, diferentemente do outro edifício famoso projetado por ele, o John Hancock Center, o Sears não atendeu  suas expectativas comerciais. A densidade demográfica da região cresceu de maneira bem devagar e em suas imediações há muitas áreas não construídas. Ao lado pode-se ver uma foto do engenheiro Fazlur Kahn.

     O edifício contém pavimentos maiores nos primeiros andares e menores pavimentos nos andares superiores. A estrutura contém nove módulos unidos em um, sendo que dois módulos atingem até o 50o andar, outros dois até o 66o andar, mais três até o 90o e, finalmente, apenas dois atingem a altura máxima do edifício que é o 110o andar, como se pode ver na figura. As forças do vento e da gravidade são distribuídas ao solo como se cada tubo atuasse independentemente suportando parte das tensões atuantes    

     O sistema estrutural apresenta tubos ajuntados e um espaçamento dos pilares de 21,3 m de vão. Cada tubo tem seção quadrada com valor de 23 m de comprimento. A torre contém 76000 toneladas de aço estrutural - suficiente para construir mais de 52000 automóveis.

      

    

Zaknic I., Smith M., Rice D., 100 of the World’s Tallest Buildings, Hazar publishing Limited , p. 207    

      A torre foi construída originalmente para ser usada como o escritório central dos Sears, Roebuck and Co. Em setembro de 1973 os primeiros empregados se mudaram para o edifício (mesmo antes do fim da construção). A antena do topo foi usada por mais de 20 canais de rádio e TV. Em 1993, a empresa mudou o escritório central para o subúrbio da cidade e a torre foi renovada para acomodar outras companhias e organizações.  

     

 

  

         Zaknic I., Smith M., Rice D., 100 of  the World’s Tallest Buildings, Hazar Publishing Limited , p. 207    

     

     Em 1985, houve uma reforma no lobby e nos andares comerciais, além de uma entrada especial para os turistas. No subsolo há lojas, uma academia e um restaurante. Há câmeras no telhado que controlam a segurança do edifício, bem como um controle computacional de calor e luminosidade para manter alto conforto, sem desperdício. A foto da esquerda mostra o lobby reformado e a foto da direita evidencia a entrada do edifício.

 

 

http://www.searstower.org/s3.jpg

http://www.greatbuildings.com

 

 

       A torre não preencheu as condições de um bom conforto para seus usuários. Além de sua praça central não ser acolhedora, os inquilinos estão sujeitos a ventos fortes tanto dentro quanto fora do prédio. As janelas tremiam tão freqüentemente que o jornal WSJ em novembro de 1988 escreveu um artigo a esse respeito.

     O edifício possui 40225 km de tubos de encanamento e 3218 km de fios elétricos, além de 16100 janelas tingidas de bronze, que são lavadas por seis máquinas localizadas no telhado. As janelas de bronze contrastam com o revestimento externo de alumínio, dando uma bela aparência, conforme a foto mostrada ao lado. 

Ficha Técnica

Nome Sears Tower
Sistema Estrutural Tubos metálicos
Função Edifício comercial
Localização Chicago, Illinois, Estados Unidos
Época da construção 1974
Projeto arquitetônico Bruce Graham; Skidmore, Owings & Merril
Projeto estrutural Fazlur Kahn; Skidmore, Owings & Merrill
Execução Morse Diesel, Inc.
Dimensões Altura:     443 m

Número de andares: 110

Materiais Aço, alumínio, concreto e vidro
Área total construída 416.000  m²
Elevadores 104