Ponte Pré-histórica

 

ppreh.jpg (45688 bytes)

Brown, D. J., Bridges. Mitchell Beazley, London, 1996.

     A necessidade de transpor rios sempre foi um dos grandes desafios do ser humano. Desde a pré-história, usando troncos de árvores colocados sobre um riacho, ou com blocos de pedra formando pilares e vigas, até as grandes pontes dos dias atuais, a humanidade vem construindo pontes para superar esses desafios.

      Não se sabe ao certo, se alguma ponte utilizada pelos seres humanos da pré-história ainda existe, mas a ponte ao lado é um bom exemplo de como provavelmente eram essas construções, podendo até mesmo ser um exemplar dessa época.

     Essa ponte fica na Inglaterra, onde diversas pontes construídas com blocos de rocha, de maneira bastante primitiva, são encontradas, e é conhecida como "Tarr Steps".

 

Ficha Técnica

Nome Tarr Steps
Sistema Estrutural Vigas simplesmente apoiadas
Função Travessia de pessoas
Localização Sobre o Rio Barle, noroeste de Dulverton, Somerset, Inglaterra
Época da construção Provavelmente pré-histórica
Execução Desconhecida
Dimensões 17 vãos totalizando 55 m
Material Granito

 

ponteph.jpg (22793 bytes)

Orsow, Steve A., Bridges. Michael Frieman Publishing Group Inc., New York, 1997.

    Esta outra ponte pré-histórica, também localizada na Inglaterra, é outro exemplo de construção bastante simples. Assim como a ponte acima e Stonehenge, a estrutura básica desta ponte é a viga simplesmente apoiada. Essa é ainda mais simples que a anterior, pois trata-se apenas de um bloco de rocha colocado sobre um riacho, enquanto a outra possui alguns pilares rudimentares, formando assim uma sucessão de vigas simplesmente apoiadas.