Partenon

 

parten4.jpg (31783 bytes)

Newhouse, E. L., ed., The Builders, The National Geographic Society, Washington, D.C., 1992.

 

partenon.jpg (14797 bytes)

Hitchcock, H. R., et all, World Architecture. Hamlyn, Middlesex, England.

     O     Partenon,    ao    lado,     é provavelmente o mais conhecido de todos os templos gregos da antiguidade. Construído entre 480 e 323 a.C. representa todo o refinamento e estilo da arquitetura de Atenas nesse período. Dedicado  à  deusa  Atenas foi posteriormente transformado em igreja dedicada à Santa Sofia, e mais tarde convertido pelos francos na Catedral de Santa Maria de Atenas. Foi depois transformado em mesquita pelos turcos.

     Erguidas sobre fundações de alvenaria de calcáreo, que atingiam alguns metros de profundidade, as construções desse período foram capazes de resistir por mais de 20 séculos, mesmo em regiões de razoável atividade sísmica. O estado atual do Partenon é devido à uma explosão no depósito de pólvora que tinha sido instalado no edifício no ano de 1687 que o danificou bastante. Foram destruídos 28 pilares, as paredes internas e as lajes de mármore da cobertura. Originalmente, a estrutura do Partenon era a indicada no esquema ao lado.

 

parten1.jpg (20730 bytes)

Newhouse, E. L., ed., The Builders, The National Geographic Society, Washington, D.C., 1992.

     Uma das marcas do Partenon, são suas colunas. As externas, são 46 no total, possuem 10,43 m de altura, 1,90 m de diâmetro na base e 1,45 m no nível do capitel, um esquema dessas colunas pode ser visto na figura ao lado.

      O refinamento atingido pelos construtores gregos pode ser percebido pelos esquemas abaixo, que mostram como foram feitos o pilares e vigas dessa estrutura a partir da junção de blocos de pedra com cavilhas de madeira.

 

     parten2.jpg (6313 bytes)    parten3.jpg (4807 bytes)

Newhouse, E. L., ed., The Builders, The National Geographic Society, Washington, D.C., 1992.

 

Ficha Técnica

Nome Partenon
Sistema Estrutural Pilares e vigas simplesmente apoiadas
Função Templo
Localização Atenas, Grécia
Época da construção 480 - 323 a.C.
Projeto Ictinos
Execução Fídias
Dimensões Comprimento:   70 m

Largura:               32 m

Material Mármore