Mesopotâmia

 

mapa2.jpg (40049 bytes)

     A Mesopotâmia é a região situada entre os rios Tigre e Eufrates. Essa área é o berço de diversas civilizações, como os Sumérios, Babilônios, Israelitas, Fenícios, Assírios, Persas, entre outros.

     Essas civilizações contribuíram bastante para estabelecer os pilares das futuras civilizações. Suas contribuições incluem o desenvolvimento da escrita, escolas, bibliotecas, códigos legais escritos, a roda, o vidro, a matemática, o alfabeto, calendários, irrigação, etc.

      Diversas construções desse período histórico se destacam, como pode ser visto no mapa ao lado. Entre as mais importantes estão o zigurate de Ur, o zigurate de Akarkuf e a torre de Babel.

     Zigurates são templos da Mesopotâmia. A construção é no formato de pirâmides feitas com tijolos de barro. Essas pirâmides representam o encontro do céu com a terra. É interessante notar que as escadas foram feitas de tal forma que fosse possível chegar fisicamente ao templo, localizado na parte mais alta. As pirâmides do Egito não foram feitas para se alcançar a parte mais alta, assim, suas escadas não possuem a mesma utilização. 

Veja mais sobre a Mesopotâmia em:

http://history.evansville.net/meso.html