Viaduto Garabit

 

Viaduto Garabit
Vista do viaduto
Postal

      A partir de 1864, Gustave Eiffel (1832 - 1923) construiu alguns viadutos em regiões de ventos bastante fortes. Para que suas estruturas suportassem essa solicitação, ele passou a utilizar vigas contínuas e pilares formados por treliças de ferro, muitas vezes com barras tubulares para reduzir a resistência ao vento.

     Em 1875 ele venceu uma concorrência para a construção de uma ponte ferroviária em Portugal, a ponte Pia Maria. Concluída em 1877, possuindo um vão central de 160 m vencido por um arco treliçado de ferro forjado, essa ponte foi uma amostra do que seria construído depois, o Viaduto Garabit.

  

Construção do arco
Construção do arco principal
site: Viaduc de Garabit

    Apenas 5 metros mais extenso que o português, o vão central do Viaduto Garabit se tornou o maior arco existente na época. No entanto o que mais impressionava era sua altura, que chegava a 122 m sobre o fundo do vale.

Construção do vão central
Construção do vão central
site: Viaduc de Garabit

 

Vista interna de um arco de sustentação
Vista interna de um arco de sustentação
Outerbrige, Graeme e Outerbridge David , Bridges, Harry N. Abrams, Inc., Publishers, Nova Iorque, 1989.

Detalhe da construção do tabuleiro central
Detalhe da construção do tabuleiro central
Outerbrige, Graeme e Outerbridge David , Bridges, Harry N. Abrams, Inc., Publishers, Nova Iorque, 1989.

Detalhe da treliça
Detalhe da treliça
Outerbrige, Graeme e Outerbridge David , Bridges, Harry N. Abrams, Inc., Publishers, Nova Iorque, 1989.

Arco treliçado
Arco treliçado
Outerbrige, Graeme e Outerbridge David , Bridges, Harry N. Abrams, Inc., Publishers, Nova Iorque, 1989.

Detalhe do projeto do viaduto
Detalhe do projeto do viaduto
Outerbrige, Graeme e Outerbridge David , Bridges, Harry N. Abrams, Inc., Publishers, Nova Iorque, 1989.

Detalhe da estrutura treliçada
Detalhe da estrutura treliçada
Outerbrige, Graeme e Outerbridge David , Bridges, Harry N. Abrams, Inc., Publishers, Nova Iorque, 1989.

 

      O Viaduto Garabit é considerada a ponte definitiva de Gustave Eiffel, que anos mais tarde construiria seu mais famoso trabalho, a torre em Paris que leva o seu nome - A Torre Eiffel.

Vista do viaduto
Vista do viaduto
site: Viaduc de Garabit

 

Comparação de grandeza entre uma pessoal e articulação do viaduto
Detalhe de comparação de grandeza entre uma pessoa e a articulação do viaduto
Outerbrige, Graeme e Outerbridge David , Bridges, Harry N. Abrams, Inc., Publishers, Nova Iorque, 1989.

Altura do vão central maior que a soma da Catedral de Notre Dame e A Bastilha
Altura do vão central maior que a soma da Catedral de Notre Dame e A Bastilha
Outerbrige, Graeme e Outerbridge David , Bridges, Harry N. Abrams, Inc., Publishers, Nova Iorque, 1989.

 

 

Ficha Técnica

Nome Viaduc du Garabit
Sistema Estrutural Ponte em arco
Função Ponte ferroviária
Localização Sobre o Rio Truyère, Cantal, França
Época da construção 1881-1884
Projeto Gustave Eiffel
Maurice Koechlin
Execução Gustave Eiffel
Dimensões Comprimento total:     564,69 m

Vão central:                  165 m

Altura:                               52 m                                          (em relação às articulações de imposta)

Material Ferro forjado