Ponte de Concreto Protendido de Freyssinet

  

 Eugène Freyssinet não foi o primeiro engenheiro a fazer estruturas com concreto protendido(quem começou foi um engenheiro americano P.A. Jackson,1872, que patenteou um sistema de passar as hastes de laço do ferro através dos blocos e de apertá-los com porcas). Entretanto, pode-se afirmar que Frreyssinet usou a propriedade de protensão de maneira magnífica.

   Logo após o final da Segunda Guerra Mundial, ele construiu seis pontes de concreto protendidosobre o rio Marne.

    As pontes de concreto protendido permitiram construir obras que  maior capacidade de esforços solicitantes, além de ser de uma forma econômica de obtenção. 

    Logo baixo, nota-se duas fotos de uma mesma ponte construída por Freyssinet 

    

 

 

               

       http://www.freyssinet.pt/apresent/apres.html

 

 

                  

 

http://www.columbia.edu/cu/gsapp/BT/BSI/ARCH/arch3.html

 

    

http://www.freyssinet.pt/apresent/ponteluz.html

 

 

 

Ficha Técnica

Nome Pont de Luzancy
Sistema Estrutural Viga simplesmente apoiada
Função Ponte rodoviária
Localização Sobre o Rio Marne, Luzancy, França
Época da construção 1945 - 1946
Projeto Eugène Freyssinet
Execução Eugène Freyssinet
Dimensões Comprimento:     55 m
Material Concreto protendido