Catedral de Amiens

 

Catedral de Amiens
Vista da Catedral
Site: Amiens Cathedral Project

           Conhecida como "Partenon da arquitetura francesa", a Catedral de Amiens, na França, permanece até os dias de hoje intacta, revelando a beleza e grandiosidade de seu estilo gótico.

          Em 1152, ainda no estilo românico, foi construída a primeira Catedral de Amiens que, mais tarde, em 1218, foi destruída por um grande incêndio. Sua reconstrução, já no estilo gótico, iniciou-se em 1220, tendo sua nave, cuja largura é de 14,6 m, sido completada em 1245. O coro começou a ser reconstruído por volta de 1238 e completado em 1269, sendo o restante finalizado em 1288. Ainda foram construídas duas torres, a torre sul concluída por volta de 1366 e a torre norte concluída por volta de 1401. Uma construção razoavelmente rápida, se comparada com as outras catedrais deste tempo.

      Sua parte interna mostra o sinal forte do então maduro estilo gótico,  como o trifório iluminado (vide foto ao lado) de seu coro. Esse estilo é apresentado tanto pelos grandes e belos vitrais produzindo um grande brilho e iluminação na parte superior da igreja, quanto em sua grandiosidade, podendo reunir 10 mil pessoas e possuindo uma das maiores alturas dentre as catedrais góticas, 42,3 m.

      Originalmente o trifório da nave era projetado apresentando vitrais como os do coro, porém o projeto não foi seguido devido a razões estruturais, sendo os vitrais substituídos por paredes (isso devido à ampliação da altura em 3 metros gerando maiores esforços).

Trifório do coro e seus vitrais
Vitrais do Trifório
Site: Amiens Cathedral Project

Catedral de Amiens
Vista da Cartedral
Site: Amiens Cathedral Project

          

 

      Considerada como a mais importante mostra das construções religiosas francesas, a catedral de Amiens manteve seu estilo gótico, tendo sobrevivido à Revolução Francesa, à Primeira Guerra Mundial e, principalmente, ao bombardeio que a cidade sofreu em 1940.

         

Planta da Catedral de Amiens
Site: Amiens Cathedral

          

 

      Legenda:

1. Capela radial
2. Deambulatório
3. Altar
4. Coro
5. Corredores laterais do Coro
6. Cruzeiro
7. Transepto
8. Contraforte
9. Nave
10. Nave lateral
11. Fachada, portal

         

 

.

Ficha Técnica

Nome Catedral de Amiens
Sistema Estrutural Abóbadas ogivais, arcobotantes, pilares e contrafortes.
Função Catedral
Localização Amiens, França
Época da construção Séculos XIII ao XV
Projeto Robert de Luzarlhes e outros mestres construtores desconhecidos
Execução Robert de Luzarlhes e outros mestres construtores desconhecidos
Dimensões Abóbadas com 42,3 m de altura, nave central com 14,6 m de largura, comprimento externo de 145 m e interno de 133,5 m.
Material Alvenaria de pedra com argamassa