Torre de Babel

 

babel.gif (26834 bytes)

http://www-lib.haifa.ac.il/www/art/marduk_two_views.gif

http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/bruegel/

     A torre de Babel era um famoso zigurate, localizado na Babilônia, que continha o templo que homenageava o deus Marduk.

     Acima temos o famoso quadro de Torre de Babel, pintado por Pieter Brueghel, o velho, no século XVI. É interessante notar que ele  imaginou a existência de arcos na torre, porém, observa-se que os arcos eram comuns na época do desenho do quadro, e não durante a construção do zigurate.

babi.gif (44365 bytes)

http://www-lib.haifa.ac.il/www/art/marduk_precinct.gif

   O rei da Síria Senacherib, que governou entre 705-680 a. C., saqueou a Babilônia na ocorrência de sua invasão. Ele destruiu, assim, o zigurate existente, o zigurate de Hamurabi, construído entre 1792-1750 a.C

   Entretanto, anos depois, Nabupalassar, rei da Babilônia entre 629-609 a.C., pai de Nabucodonosor, fez a reconstrução do templo.

 

 

 

Do ponto de vista estrutural, foi encontrada facilidade para a reconstrução, já que a maior parte das fundações já tinham sido feitas. O novo projeto, feito 12 séculos depois da destruição do primeiro zigurate, aumentou a largura( em 15 m para cada lado) e a altura da obra antiga. A foto ao lado mostra o que restou da famosa torre  de Babel nos dias atuais. Pode-se

                                        

                                    Kerisel J., La Pyramide à travers les âges, 1991, p.39

     Vale afirmar que o rei persa Ciro,na ocasião de sua invasão a Babilônia, fez questão de preservar o templo devido a sua beleza estética. Posteriormente, outro rei persa, Xerxes, destruiu parcialmente a torre de Babel. Alexandre, o Grande, rei grego, reconstruiu o zigurate. 

     Abaixo, pode-se ver uma foto de um painel de azulejos portugueses do século XVIII no claustro do convento de Santo Antônio, em Recife. Nesse painel destaca-se a representação de dois guindastes - na parte superior e na parte lateral esquerda - que, de acordo com a concepção do autor deste painel, teriam sido utilizados na construção da torre, bem como a representação de contrafortes na base da torre, que teriam sido usados como elementos de sustentação.

 

   

foto de Henrique Lindenberg Neto, 2003

 

Ficha Técnica

Nome Torre de Babel, ou Zigurate de Marduk
Sistema Estrutural Torre escalonada com oito patamares
Função Templo
Localização Mesopotâmia, atualmente Iraque
Época da construção 1792 - 1750 a.C.
Projeto Autor desconhecido
Execução Autor desconhecido
Dimensões Altura: 91,6 m

Base: 90 x 90 m

Material Alvenaria de tijolos secados ao sol, tijolos cozidos e tijolos esmaltados