Zigurate de Akarkuf

akar.gif (75980 bytes)

http://home.germany.net/101-108943/baga2.htm

                 

http://icarito.tercera.cl/icarito/2001/822/pag9.htm

              

                                

           Kerisel J., La Pyramide à travers les âges, 1991, p.33

 

                      

      

     Logo acima, podem-se ver duas fotos do que sobrou do zigurate de Akarkuf. Ele foi construído na periferia da atual Bagdá, na região em que viviam  os Cassitas, um povo antigo que viveu na Babilônia entre 1600-1200 a.C.

     Com o passar dos anos, os zigurates ganharam importância e houve uma nítida evolução na técnica de sua construção. O revestimento exterior, que inicialmente era de tijolos secados ao sol, passa a ser feito de tijolos cozidos, posteriormente envernizados ou esmaltados; os artifícios de construção se multiplicaram. A fim de permitir a construção de zigurates de grande altura, elementos vegetais eram colocados entre as camadas de tijolos; resistindo à tração, estes elementos tinham o papel que hoje exercem as mantas de contenção plásticas ou metálicas colocadas nos aterros. Enquanto que no zigurate de Ur havia esteiras de juncos a cada seis ou oito camadas de tijolos, em Akarkuf estas esteiras eram reforçadas por cabos vegetais, estando o conjunto dentro de camadas de areia, que, drenando a água dos tijolos ainda não totalmente secos, dava unidade à estrutura e permitia a colocação de novas camadas sem risco de ruptura.

 

A foto ao lado mostra uma das esteiras de juncos inseridas entre as camadas de tijolos do zigurate de Akarkuf, funcionando  como mantas de contenção, assim permitindo maior altura de construção.   

 

                             

                                                                   

Kerisel J., La pyramide à travers les âges, Ponts et chaussées, 1991, p. 34

Ficha Técnica

Nome Zigurate de Akarkuf
Sistema Estrutural Plataformas superpostas
Função Templo
Localização Iraque
Época da construção XIV e XIII a.C.
Projeto Autor desconhecido
Execução Autor desconhecido
Dimensões Altura: 46,5 m

Base: 80 x 80 m

Material Alvenaria de tijolos secados ao sol e tijolos cozidos