Edifício Empire State


http://www.esbny.com

     

 

http://www.readio.com/archives/gifs/empire_state_building.jpg

     

     Colocando um lápis de pé, o empresário John Jacob Raskob perguntou a William Lamb, o principal arquiteto do Edifício Empire State: “Bill, quão alto você pode fazê-lo sem que ele caia?” Assim começou o projeto deste lendário arranha-céu, que é uma das obras mais famosas de Nova York. O prédio foi construído pouco depois da Grande Depressão de 1929,representando para os americanos, um sinal de força e recuperação.

     Apesar de o Edifício Chrysler ser um exemplo mais representativo do Art Deco em arquitetura que o Empire State, este último também tem este mesmo estilo.

     O Empire State foi construído com o intuito de ser o prédio mais alto do mundo, tendo mantido esse posto por mais de 40 anos. A liderança foi perdida no ano de 1972, quando foi concluída a construção da primeira torre do World Trade Center.

 

     Antes de se chegar ao modelo definitivo, houve quinze versões de como seria o edifício, sendo que houve otimização de materiais e forma de execução do trabalho executado. O modelo definitivo descreve a existência de 64 elevadores na parte central do edifício.

     A estrutura do Empire State é formada por um pórtico tridimensional de aço, em que foi utilizado um grande número de pilares tanto na periferia como no interior do edifício, como se pode ver nas duas fotos abaixo.

           

                

   Zaknic, I., Smith, M., Rice, D., 100 of the World’s Tallest Buildings, Hazar Publishing Limited, 1998, p. 201 

   http://public.fotki.com/arif/interesting_pics_of/stories.html

                                 

The Builders- marvels of engineering, The National Geographic Society, 1992, p. 134

     A construção do edifício foi realizada em um ano e 45 dias, apenas. Para isso, foi necessário a utilização de um calendário rígido para executar a obra. As vigas de aço foram rebitadas aos pilares na própria obra. As fotografias a seguir mostram detalhes da construção da estrutura metálica.

   

http://www.nypl.org/research/chss/spe/art/photo/

hinex/empire/connecting.html

                            

                              http://www.nypl.org/research/chss/spe/art/photo/

                              hinex/empire/Icarus.html

     A obra chegou a receber 3.000 trabalhadores por dia, tendo sido utilizados no prédio 57 mil toneladas de aço, 5,663 m3 de granito e calcário, 10 milhões de tijolos e 730 toneladas de alumínio e aço inoxidável. As vigas de aço foram montadas apenas três dias depois de fabricadas em Pittsburgh. A média da construção foi de 4,5 andares por semana.  

     Devido à Grande Depressão de 1929, o trabalho ficou barateado e a construção custou aproximadamente US$ 8 milhões a menos do que os US$ 50 milhões estimados anteriormente. A escavação foi iniciada no dia 12/2/1930, sendo que as fundações foram finalizadas no dia 29/3/1930. A inauguração do prédio  foi no dia 1/5/1931. Abaixo, podem-se ver duas fotos. A foto da esquerda mostra parte da estrutura interna do edifício durante a construção. A foto da direita mostra um trabalhador em obra, sendo possível, visualizar o Edifício Chrysler ao fundo da foto.

  

http://public.fotki.com/arif/interesting_pics_of/interior.html

                          

 

 

 

 

 

 

                                                    

    http://public.fotki.com/arif/interesting_pics_of/construction.html

   Os escritório distam, no máximo, 8,5 m da janela, para que a quantidade da incidência de luz natural seja significativa em todos os escritórios. No ano de 1950, uma antena de televisão de 68 m foi acoplada na parte mais alta do edifício, como se pode observar ao lado. O mastro foi projetado para ser utilizado na ancoragem de pequenos dirigíveis, porém devido ás tentativas sem sucesso e às condições do vento nessa altura elevada, a idéia foi abandonada.

     

http://www.esbny.com

 

 

     Abaixo, podem-se ver duas fotos. A foto da esquerda ilustra o lobby do edifício, que possui a altura de três andares e contém mármore provindo da França, Alemanha e Bélgica. 

     A foto da direita mostra um luminoso característico colocado no topo do edifício. As luzes vêm mudando conforme os anos. O primeiro letreiro luminoso indicava a vitória nas eleições do ex-presidente americano Franklin D. Roosevelt em 1932. Hoje em dia, as luzes coloridas celebram feriados  e outros eventos durante o ano.

  

Zaknic, I., Smith, M., Rice, D., 100 of the World’s Tallest Buildings, Hazar Publishing Limited, 1998, p. 201 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

        

 

 

 

 

http://www.nyc-photo-gallery.com/Poster_Empire_State_Building.htm                                        

    

     A construção do edifício gerou elogios tanto de pessoas ligadas à engenharia e à arquitetura, bem como leigos no assunto. Houve quebra de recordes em várias categorias ligadas à engenharia de estruturas e inspirou publicitários, que o utilizaram para promover eventos da área. O prédio capturou a imaginação de várias pessoas: cineastas, diretores, casais de namorados, sendo que continua atraindo a visita de mais 3,5 milhões de pessoas por ano, bem como já foi visitado por mais de 117 milhões de pessoas.  

     O edifício foi utilizado em mais de 90 filmes, sendo que o mais chamou a atenção do público é King Kong, filmado em 1933, como se pode ver na foto abaixo da esquerda Em  julho de 1945, durante um nevoeiro, um piloto bateu com seu avião no 79o andar do edifício, causando sua própria morte e a de mais 13 pessoas. Apesar do dano, o prédio funcionou normalmente na segunda-feira seguinte, dois dias depois do acidente. A foto da direita ilustra parte do dano causado por esse acidente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dupré, J., Skyscrapers- A history of the world’s most famous and important skyscrapers, Black Dog & Leventhal Publisher, Inc., 1996, p.39

                    

Dupré, J., Skyscrapers- A history of the world’s most famous and important skyscrapers, Black Dog & Leventhal Publisher, Inc., 1996, p.39

 

Ficha Técnica

Nome Empire State Building
Sistema Estrutural Pórtico tridimensional
Função Edifício comercial
Localização Manhattan, Nova York, Estados Unidos
Época da construção 1930 - 1931
Projeto arquitetônico Richmond Shreve, William Lamb, Arthur Harmon
Projeto estrutural H. G. Balcom & Associates
Execução Starrett Brothers & Eken, Inc.
Dimensões Altura: 381 m

Andares: 103

Materiais Aço, calcário, granito e tijolos
Área total construída 208.879 m²
Área do terreno 7.240 m2 
Elevadores 73