Menu

Página Principal
Meu Trabalho
Swing
Opengl
JAVA
IUP/LED
Como fazer sua Homepage
Recursos
Programas

Meu Trabalho

O presente projeto está dedicado ao desenvolvimento de programas gráficos para modelagem de estruturas utilizando os pacotes OpenGL e OpenInventor no ambiente de desenvolvimento Visual C++ e java.

A primeira parte consistiu no estudo das linguagens C e C++ para elaboração de programas de elementos finitos, que são a base da modelagem dos fenômenos de engenharia.

O próximo passo foi a utilização da linguagem java na elaboração da interface gráfica dos programas de modelagem. A principal característica desta linguagem que despertou um grande interesse do Laboratório foi a sua portabilidade. Hoje em dia, a Internet se tornou um dos mais importantes meios de divulgação de trabalhos e é importante que os programas sejam independentes das plataformas. Um exemplo disto é uma agenda de endereços que pode ser usada na Internet ou em qualquer computador (PC, Mac e outros).

Depois surgiu a opção de utilizar-se uma versão não oficial da biblioteca OpenGL para a Linguagem Java. Este caminho mostrou-se interessante pois já havia adquirido um bom conhecimento no sistema de Interface Gráfica da Linguagem Java, além do grande interesse em se continuar o estudo nesta linguagem por ser este o único trabalho no Laboratório sobre Java . Então foi iniciada a elaboração de um programa chamado Visualizador 3D para testar esta versão da OpenGL e melhorar os conhecimentos sobre os recursos da OpenGL.

Outra novidade que despertou grande interesse foi o lançamento de um novo sistema de interface gráfica para Java chamado Swing. Além de trazer novos componentes gráficos, o pacote Swing possibilita que um programa tenha a aparência da arquitetura onde é executado, ou seja, , ele terá a aparência de um programa Windows quando for executado em Windows e aparência Motif quando for executado em Motif. Além disso, é possível se criar um "Look & Feel" próprio de modo que o programa tenha sempre a mesma aparência, independente da plataforma.

Também foram elaborados dois trabalhos gráficos em Linguagem C com o uso das bibliotecas IUP/LED, Canvas Draw (CD) e G3D. Estas bibliotecas foram produzidas pelo Tecgraf da PUC do Rio e são amplamente utilizadas no LMC. Estes trabalhos consistem em programas para a manipulação de malhas 2D e 3D de Elementos Finitos.

Neste último mês, iniciei o estudo do pacote Java3D. Este pacote, ainda em versão beta, traz todos os recursos da OpenGL mas com uma estrutura de funcionamento diferente. Este estudo é relevante pelo fato de que a versão OpenGL para Java que foi estudada não é oficial e não existe garantias de continuidade de evolução, pois foi criada e é mantida por apenas uma pessoa. Já o pacote Java3D é garantido pela Sun Microsystems, uma empresa que tem todo o interesse em fornecer suporte para os usuários da Linguagem Java.

Para avaliarmos todo o potencial da Internet na divulgação de programas gráficos, desenvolvemos estas páginas onde são explorados muitos recursos desta nova mídia.

Orientadores:

 

Atualizada em 01/07/98

gguello@usp.br

Produzida por Gustavo de Assis Guello