Menu

Página Principal
Meu Trabalho
Swing
Opengl
JAVA
IUP/LED
Como fazer sua Homepage
Recursos
Programas

Swing

Um ponto importante de Java é a incorporação dos recursos gráficos (como janelas, botões, menus e outros) dentro da própria linguagem. Isto elimina o estudo de interfaces gráficas específicas de cada plataforma ou de pacotes fornecidos por outras empresas. Esta característica permite uma programação mais uniforme e de fácil entendimento.

Há alguns meses atrás foi lançado um novo sistema de interface gráfica para Java chamado Swing. Este pacote é uma extensão do antigo sistema AWT e traz uma série de novos recursos.

Uma das novidades é a adoção de componentes "Lightweight" , ou seja, os componentes gráficos não estão ligados diretamente ao código nativo de uma plataforma. Isto significa que o comportamento e a aparência dos componentes gráficos não está determinada dentro do programa, mas é conectada ao programa pelo interpretador Java. O padrão é conectar o "Look and Feel" da plataforma onde o programa está sendo executado dando ao programa a mesma aparência dos outros aplicativos daquela plataforma, tornando a interação com o usuário mais uniforme. Mas podemos também conectar outros "Look and Feel" se a intenção for manter a aparência do programa em diferentes plataformas. Visando esta última opção, os criadores da Swing criaram um "Look and Feel" Java que é idêntico em todas as plataformas. Outra opção é a criação de um "Look and Feel" específico dentro das necessidades do programador. Uma outra característica da Swing é a possibilidade de alterar o "Look and Feel" de maneira dinâmica durante a execução do programa.

Uma nova característica que permite grande versatilidade é a estrutura de classes adotada. A maioria dos componentes Swing são subclasses do mesmo componente - Jcomponent que por sua vez é subclasse do AWT Container. Com isto, qualquer componente Swing pode conter outro componente Swing. Podemos pensar em uma área de texto com botões e list-boxes ou qualquer coisa que se imaginar.

A Swing incorpora alguns novos componentes gráficos como tree-view, progress bar, tabbed-pane e slider.

  • Tree View

  • Label

  • Progress Bar

  • Tabbed Pane

  • Slider


Sites Relacionados