Exemplos de programa

Hello World

Este é normalmente o primeiro programa que escrevemos quando começamos a programar uma nova linguagem. Ele é muito simples, mas apresenta a estrutura básica de um programa escrito em Java. Abaixo podemos ver este progama funcionando como um Applet e seu respectivo código:

Aqui está a saída do programa:

O código do programa é:

class HelloWorldApp {
                public static void main(String[] args) {
                              System.out.println("Hello World!");
                                                       }

O código do Applet é o apresentado abaixo:

import java.applet.Applet;
import java.awt.Graphics;

public class HelloWorld extends Applet {
          public void paint(Graphics g) {
                       g.drawString("Hello world!", 50, 24);
          }
}

Animator

Este é um exemplo do uso de Threads.

A seguir apresentamos o código do Animator:


import java.awt.*;


class TimerThread extends Thread {
 	MyFrame myFrame;
   int timeInterval;

   TimerThread(MyFrame myFrame, int timeInterval)
   {
    	this.myFrame = myFrame;
      this.timeInterval = timeInterval;
   }

   public void run()
   {
    	while(true) {
         try {
          	myFrame.drawSquare();
            sleep(timeInterval);
         }
         catch (Exception e) {}
      }
   }
}





class MyFrame extends Frame {
	int count = 0;
   Canvas canvas;
   Button button;
   Color color = Color.red;

 	MyFrame(String s)
   {
      super(s);
      canvas = new Canvas();
      canvas.setBackground(Color.black);
      add("Center",canvas);
      button = new Button("Color");
      add("South",button);
   }

   void drawSquare()
   {
      Graphics g = canvas.getGraphics();
      g.setColor(Color.black);
      g.drawLine(300-count,300+count,300+count,300+count);
      g.drawLine(300-count,300-count,300+count,300-count);
      g.drawLine(300-count,300-count,300-count,300+count);
      g.drawLine(300+count,300-count,300+count,300+count);
      count++;
      if (count > 100) count = 0;
      synchronized(this) {g.setColor(color);}
      g.drawLine(300-count,300+count,300+count,300+count);
      g.drawLine(300-count,300-count,300+count,300-count);
      g.drawLine(300-count,300-count,300-count,300+count);
      g.drawLine(300+count,300-count,300+count,300+count);
   }

   public boolean handleEvent(Event e)
   {
    	if (e.id == Event.WINDOW_DESTROY) {
      	System.exit(0);
      	return true;
      }
      if (e.id == Event.ACTION_EVENT) {
       	if (color == Color.red)
         	synchronized(this) {color = Color.yellow;}
         else
         	synchronized(this) {color = Color.red;}
         return true;
      }
      else return false;
   }
}





class Animator {

	public static void main(String args[])
   {
 		MyFrame animatorWindow = new MyFrame("Animator");
   	Dimension dim = new Dimension(600,620);
   	animatorWindow.resize(dim);
   	animatorWindow.show();
      TimerThread timer = new TimerThread(animatorWindow,100);
      timer.start();
   }
}


Agenda de Endereço

Este é um exemplo de um programa mais sofisticado que explora muitos dos recursos de Java.

Agenda